Servidores e membros da sociedade civil são certificados como multiplicadores ambientais da COP-30

A Prefeitura de Belém, o Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas e a Universidade Livre da Amazônia realizaram atividade na tarde desta sexta-feira, 22, para certificar os participantes do “I Curso de Multiplicadores sobre Mudanças Climáticas de Belém (FMMC). No total, são 225 pessoas que estão habilitadas a compor o FMMC como lideranças comunitárias que vão atuar nos territórios em ações e debates sobre meio ambiente, vida urbana e mudanças climáticas. A cerimônia de certificação foi no auditório do Hotel Beira-Rio, na avenida Bernardo Sayão.

Os 225 certificados passaram por uma formação com conteúdos voltados para políticas públicas, estratégias de engajamento comunitário e práticas de gestão ambiental. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) participa designando os servidores públicos e então demanda a Universidade Livre da Amazônia (ULAM), que tem convênio com várias faculdades, gerando capilaridade nas ações.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da mesa de abertura com o tema “COP como processo e participação popular”. “Assim fomentamos cada vez mais essa pauta ambiental”, afirmou Edmilson Rodrigues.

Formação de um mês

A formação durou cerca de um mês. Os conteúdos foram aplicados pelo Fórum Municipal de Mudanças Climáticas e Ulam. A parceria entre Prefeitura de Belém, Instituto de Educação da UFPA e ICED formou servidores em curso da área da educação ambiental. A atividade de certificação fortaleceu as ações entre servidores públicos municipais no engajamento em debates sobre sustentabilidade, meio ambiente e cidade em preparação para COP-30.

A professora Ana Maria Martins, de 68 anos, que coordenou o grupo de trabalho sobre mudanças climáticas, é do Fórum de Mulheres e foi uma das certificadas. “Tivemos dois momentos: o primeiro foi com palestrantes, como cientistas; no segundo momento, as turmas foram divididas em grupos, aos quais foram distribuídos cinco temas. No meu grupo, discutimos sobre justiça ambiental”, explicou Ana Maria.

Servidor da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Carlos Franco, de 57 anos, foi um dos multiplicadores formados na educação ambiental: “Foi muito importante participar, aprender mais sobre o meio ambiente e como devemos passar esse aprendizado para a população em geral”, comentou Carlos.

Ainda participaram da mesa do evento o coordenador do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, Sérgio Brazão, a secretária-executiva do Fórum, Marinor Brito, e a Secretária de Administração e Coordenadora da Ulam, Jurandir Novaes.

Plenárias territoriais e setoriais

Em abril, o Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas inicia as etapas de realização de plenárias territoriais e setoriais para construção da Conferência Municipal, que vai ajudar a Prefeitura a avançar na elaboração de um Plano de Ação Climática de Belém com protagonismo da participação popular. O Plano de Ação vai discutir desenvolvimento urbano a partir da revisão do Plano Diretor, que vai pensar para o longo prazo as soluções climáticas dentro de um planejamento para o futuro de Belém.

O evento também marcou o dia em alusão ao Dia Mundial da Água com saudações de povos tradicionais à água, reforçando Belém como a cidade amazônica que será a sede da COP-30, em 2025.

Site da Ulam

Para potencializar a divulgação e canais de interação com a sociedade e instituições sobre as atividades do Fórum, a Secretaria de Administração também lançou o site da Ulam. O site é um espaço para informações e noticias sobre oferta de cursos, oficinas, parcerias rumo à COP-30 e para motivar a formação em várias áreas.

Victor Miranda