Plenária sobre Mudanças Climáticas reúne moradores do Distrito da Sacramenta

O Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac) recebeu, na noite desta quarta-feira, 24, a plenária distrital da Prefeitura de Belém, que está preparando a população da cidade para a Conferência Municipal sobre Mudanças Climáticas.

A plenária foi realizada na quadra da praça Dorothy Stang, próximo ao elevado Daniel Berg, e reuniu os moradores da Sacramenta, Telégrafo, Fátima, Miramar, Maracangalha, Barreiro e Pedreira.

A agente comunitária de saúde, Tatianna Macedo, de 46 anos, fez questão de comparecer à plenária. Moradora da Sacramenta, Tatianna destacou a importância de reunir moradores de diversos bairros.

“Fiquei muito feliz da plenária estar ocorrendo aqui na praça e bem perto da minha casa. Fiz questão de estar aqui e ouvir mais sobre mudanças climáticas, o que nos afeta e o que podemos ajudar para combater”.

Comitê

A plenária tem a finalidade de organizar um comitê, um núcleo popular para debater e reunir propostas da população, que serão encaminhadas para a Conferência Municipal do Clima e para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática, até meados de junho, como explicou Sérgio Brazão, coordenador do Fórum de Mudanças Climática, durante o discurso.

Plantio

Ainda como parte da plenária, foram plantadas cerca de 100 mudas das espécies Andiroba e Eucalipto, na Praça Dorothy Stang. A professora Ivete Moraes, de 57 anos, se emocionou com o momento simbólico.

“Estar hoje, aqui, na plenária do distrito Dasac, estarmos na praça que tem o nome de uma mulher que doou a vida por uma causa, é emocionante. E plantar uma muda aqui, neste momento, às vésperas da COP-30, é simbólico demais”, comentou Ivete.

Durante a plenária foi formado o comitê do distrito Dasac com a participação de moradores e lideranças dos bairros. O comitê vai ajudar na composição da Conferência Municipal de Mudanças Climáticas e no plano municipal. Este foi o maior comitê formado até agora de todas as plenárias.

Comitê Popular sobre Mudanças Climáticas – Dasac
Ítalo Macedo