Servidoras da Prefeitura de Belém compartilham experiências e informações sobre direitos

Mais de 150 servidoras e servidores municipais participaram da terceira atividade formativa do mês de março oferecida na manhã desta quarta-feira, 13, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad). A roda de conversa “Desafios e vitórias experimentadas por servidoras públicas” foi um momento para se compartilhar relatos de mulheres atuantes em diferentes secretarias, informações sobre espaços de acolhimento já disponíveis e novas perspectivas a serem planejadas pelo poder público.

A iniciativa faz parte da política de valorização do servidor e todos podem participar gratuitamente, independentemente do tipo de vínculo empregatício. Sob a coordenação da Escola de Gestão Pública (EGP), da Universidade Livre da Amazônia (Ulam) e do Núcleo de Humanização (Nahum), a programação teve a Coordenadoria da Mulher (Combel) como parceira.

Segundo a diretora Geral da Semad, Cinthya Lobato, a atividade foi pensada em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres. Mas, a implementação de políticas públicas para o conjunto das trabalhadoras da Prefeitura de Belém tem sido permanente.

A titular da Combel, Sandra Helena Cruz, discorreu sobre a necessidade de se difundir os serviços que já estão disponíveis para auxiliar as mulheres, inclusive, as servidoras, nas diversas situações de vulnerabilidade, sejam no ambiente de trabalho, sejam no ambiente doméstico.

Para ela, é preciso reconhecer que há conceitos novos para os tipos de violência e assédios e nem todo mundo os conhece. Por esse motivo, enfatiza a gestora, a formação ganha relevância neste processo, tanto quanto a participação de social, no sentido de construir com a gestão pública as políticas mais coerentes com os desafios em curso.

Relato de experiências

Após a palestra de Sandra Cruz, seguiu-se uma série de relatos comoventes, como os de Juliana Benjamin de Souza (Sesma), Marilene Juruna (Associação de Mulheres de Vitória do Xingu), Benilda Oliveira (Banco do Povo), Kátia Brelaz (Semma), Taís Lima (Semec), Nirna Tourinho (Combel) e Gleyce Kelly Jordão (Seurb), dentre os de outras servidoras.

Enfermeira, Juliana é servidora municipal há 17 anos e narrou como, a partir da própria maternidade, percebeu o valor de criar um projeto de apoio às mães a partir da formação de pais ativos, com um pré-natal do parceiro da mulher. Da depressão pós-parto, na primeira gestação, à psicose pós-parto, na segunda, ela amadureceu o projeto “Papai coruja”, que têm inspirado outras cidades do país e deve ganhar novo formato, para garantir mais saúde aos servidores de Belém.

Grupo de Trabalho

A programação deste dia 13 foi planejado pelo GT Mulher, que é conduzido pela Coordenadoria da Mulher (Combel), com representantes de todos os órgãos da Prefeitura de Belém, e visa promover políticas para as mulheres e conscientizar a população sobre os direitos das mulheres.

Já as atividades formativas voltadas a servidores da Prefeitura de Belém iniciaram no último dia 7, com a oficina de comunicação inclusiva e não-violenta. No mesmo dia, ocorreu a oficina de Redação Oficial, ministrada pelo servidor Rui Paiva.

Para o mês de março ainda estão previstos cursos, oficinas e rodas de conversa:

• Orçamento Público – Execução orçamentária e financeira, utilizando o Sistema Gestão Integrada de Informações Governamentais (Giig);
  • Formação em educação continuada em diversidade e gênero para servidores do município de Belém, com o apoio da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS);
  • Oficina de Comunicação; e
  • Roda de conversa “Mulheres – Relatos do cotidiano”.