Projetos estratégicos para Belém ganharão agilidade com programa de gestão de pessoas

A Prefeitura de Belém, por meio do prefeito Edmilson Rodrigues, secretárias e secretários municipais e lideranças do governo, estiveram em reunião, entre os últimos dias 10 e 14 de abril, com a equipe das organizações Vetor Brasil e Instituto Gesto. Quatorze órgãos estão envolvidos diretamente na parceria iniciada em outubro de 2022, no intuito de aplicar uma estratégia de atuação planejada, célere e sinérgica dentro da gestão pública, apoiada na gestão de pessoas e na formação de lideranças. O Protocolo de Intenções com todos foi assinado em abril.

Representantes das organizações, Thais Vieira e Maitê Sanches explicam sobre o trabalho que desenvolvem: “a ideia é ter pessoas aptas e comprometidas em entregar resultados para a sociedade nos cargos mais estratégicos dos governos. Inspirados em países como Reino Unido, Chile, Austrália e Singapura, reconhecidos pela qualidade do serviço público, contribuímos com o desenvolvimento de políticas de atração, pré-seleção, desempenho, desenvolvimento e equidade de lideranças e engajamento de servidores públicos”.

Junto com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), a secretária de Administração, Jurandir Novaes, tem estado à frente do processo e ressalta o cuidado que se tem tido para garantir o respeito a peculiaridades da capital paraense. “O mapeamento estratégico de pessoas e competências é feito a partir desse lugar, Belém, com as especificidades que ele tem– ambientais, sociais, culturais. O perfil técnico de um urbanista para Belém talvez não seja o mesmo de outra cidade. Vão existir classificações gerais, que todo urbanista deve ter, mas, o que é pensar uma cidade entrecortada por rios, igarapés?”, exemplifica.

Projetos estratégicos para Belém
Em reunião no dia 12, com a presença de gestores municipais, Jurandir Novaes ponderou: “Administração parece um assunto muito árido. Quando se fala em Pessoal, parece que não é projeto estratégico, não é central. Mas, são as pessoas que fazem o dia-a-dia da cidade, que fazem o dia-da-dia dos órgãos acontecer. Como a gente lida com essa dimensão, que é humana, abstrata, mas, tem uma vida real com pé no chão da fábrica todos os dias?”.

A secretária de Administração justificou a seleção dos 14 órgãos que participarão do programa: são os que, inicialmente, têm maior responsabilidade sobre projetos estratégicos apontados pela Sala de Situação da Secont, onde é alinhado o cronograma de ações e realizado o monitoramento.

A primeira reunião entre a equipe da Vetor Brasil e do Instituto Gesto e a Prefeitura nesta jornada se deu com a equipe da própria Semad, quando foram apresentadas as etapas do escopo construído para implementação em 2023 tanto pela equipe responsável pela etapa de implementação do programa, quanto por diretoras e diretores da secretaria. Ainda no dia 12, além da reunião ampla, foi realizada agenda bilateral com o secretário Pedro Anaisse, da Saúde, identificando-se pontos de sinergia com as ações da pasta, que representa boa parte do contingente de servidores da Prefeitura. Já no dia 13, foi realizada uma agenda institucional com o prefeito Edmilson Rodrigues, que fez uma avaliação do escopo criado e apontou desafios em gestão de pessoas na municipalidade. Por fim, dia 14, foram realizadas as duas últimas agendas: uma com secretária Araceli Lemos, da Educação; outra com a secretária Jurandir Novaes. Grupos específicos terão reuniões de trabalho online até maio, quando a equipe das organizações retornará a Belém para atividades presenciais. O trabalho é parte da estratégia da Universidade Livre da Amazônia (Ulam).

Texto: Erika Morhy