Prefeitura de Belém realiza mais uma mesa de debates com os servidores municipais

A Prefeitura de Belém realizou na tarde desta terça-feira, 20, mais uma rodada da mesa de negociação permanente com as entidades sindicais que representam os servidores municipais.

O encontro foi realizado no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem) e o tema abordado na reunião foi a previdência social dos servidores municipais. A mesa foi composta por representantes das Secretarias Municipais de Administração (Semad), Controle (Secont), Finanças (Sefin), além do Instituto de Previdência Municipal de Belém (IPMB).

Previdência social municipal

Por parte das das classes sindicais participaram representantes de entidades ligadas à educação, assistência e dos guardas municipais. Durante a reunião foi debatida a previdência social dos servidores municipais, a questão da alíquota e os benefícios previdenciários, como explicou a titular da Semad, Jurandir Novaes.

“Hoje, discutimos sobre a previdência, a próxima reunião discutirá sobre a saúde e em seguida daremos uma mesa geral para conversar sobre a negociação salarial relativa ao realinhamento do piso para o ano de 2023. Isso faz parte das mesas de negociação e das discussões temáticas de  informações que a Prefeitura de Belém está prestando a todas entidades relativas à previdência, assistência e orçamento municipal”, informou Jurandir Novaes.

Censo Previdenciário

Também foi debatido durante a reunião, os avanços tecnológicos promovidos pela Prefeitura de Belém para a realização do Censo Previdenciário, explicou Edna D’Araujo, presidente do IPMB.

“A reunião de hoje foi muito produtiva, acho que o governo e as entidades representativas dos servidores chegaram à conclusão da necessidade de salvaguardar a nossa previdência. A Prefeitura de Belém está realizando o censo previdenciário dos servidores efetivos, aposentados e pensionistas e pode ser feito por meio do site do IPMB, da Prefeitura de Belém, mas também pelo Meu RPSS, que é o nosso aplicativo”, explicou.