Prefeitura de Belém promove qualificação em orçamento público para servidores municipais

Oitenta e nove servidores do município de Belém participam do curso “Orçamento público: execução orçamentária e financeira, utilizando o sistema Gestão Integrada de Informações Governamentais (GIIG)”, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e sob a coordenação da Universidade Livre da Amazônia (Ulam).

A iniciativa é parte do conjunto de atividades formativas integradas ao programa de valorização do servidor e, nesta ocasião, visa atualizar os trabalhadores diante de novas ferramentas e parâmetros legais, aprimorando os serviços prestados aos cidadãos.

Transparência – O curso de 40 horas teve início na segunda-feira, 9, e está dividida em dois módulos. Na abertura, a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, destacou que “o trabalho destes servidores é muito especializado, o que exigiu da equipe um olhar cuidadoso sobre como conduzir o curso, tanto no que se refere à abordagem sobre as ferramentas quanto sobre os fundamentos”.

Ela lembrou que “os instrumentais têm avançado no sentido da transparência, da democratização. A Lei de Acesso à Informação traz um nível mais alto de responsabilidade para o gestor público” e conta com o esforço dos profissionais para compartilhar esta responsabilidade no fazer diário.

As aulas do primeiro módulo estão sendo ministradas por Salim Bechara Rasque Neto, economista e servidor municipal. Ele reitera o valor da oportunidade que está sendo oferecida aos servidores, “que têm de passar pela formação contínua no âmbito do conhecimento de cada área, como planejamento, orçamento, contábil, prestação de contas”. A formação contínua favorece a formação de quadros técnicos cada vez mais qualificados.

Segurança

Lariza Martins tem 33 anos e trabalha no setor de planejamento da Secretaria de Urbanismo (Seurb). “Já fiz alguns cursos sobre licitação e orçamento, mas, foi à distância. Com certeza, agora, vou ter um aprendizado ainda maior, até porque, presencialmente, é melhor o contato com o professor, para tirar dúvidas, por exemplo. Aprendizado, a gente leva para onde for. Vou me sentir bem mais segura no meu trabalho”, garante.

Participam do curso, servidores das secretarias municipais de Administração, Cidadania e Direitos Humanos, Economia, Educação, Esporte e Lazer, Finanças, Mobilidade Urbana, Planejamento e Gestão e Urbanismo; das fundações Papa João XXIII (Funpapa), de Assistência ao Estudante (FMAE), Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Escola Bosque (Funbosque); das agências Reguladora Municipal de Belém (Arbel), Distrital de Mosqueiro (Admos) e Regional de Outeiro (Arout); da Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa); da Procuradoria Geral do Município (PGM); do Gabinete do Prefeito; do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben); e também da Câmara Municipal de Belém.

Calendário

A turma será certificada nesta sexta-feira, 12. De 2021 até o final de 2023, a Ulam promoveu 103 atividades formativas, beneficiando quase 5 mil servidores e servidoras municipais, sempre articulando parcerias com os demais órgãos da Prefeitura de Belém e outras instituições públicas e privadas, como Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Unama, Sebrae, dentre outras.

O calendário de abril é a continuidade do planejamento para o ano de 2024, que já contou com 14 atividades formativas desde janeiro.

Mais informações sobre cursos:

Ulam: 3251-4200 | www.ulam.belem.pa.gov.br