Prefeitura de Belém e fórum de sindicatos voltam a se reunir dia 15 de maio

A Prefeitura de Belém tem mantido mesas de negociação permanentes com o Fórum de Sindicatos e Entidades  Representativas do Município de Belém desde 2021 e os compromissos pactuados têm sido cumpridos, com resultados concretos. A próxima reunião já está marcada para o próximo dia 15, às 15h.

Um exemplo é quanto aos salários dos servidores, que estavam congelados há quase 7 anos e a Prefeitura tem feito reajustes tanto para servidores da área de educação quanto para todos os demais servidores que têm salário base abaixo do salário mínimo nacional.

No primeiro ano da atual gestão, a legislação federal impediu aplicação de reajuste. Mas, no segundo ano, foram iniciados os reajustes. Até 2023, os professores tiveram reajustes de 57,90% em seus salários. Todos os demais servidores com salário base abaixo do mínimo nacional receberam aumento de 15,12%.

O vale-alimentação, que também estava congelado, foi reajustado em 37%, passando de 270 reais para 370 reais.

Conforme o cronograma de reunião entre gestores da Prefeitura e o fórum de entidades, o governo propôs nova reunião para dia 19. Em atenção à contra-proposta do fórum, houve antecipação para dia 15 e as novas mesas para tratar de assuntos específicos estão sendo definidas para os dias seguintes, conforme alinhamento entre gestores e representantes do fórum. A decisão foi tomada na manhã da sexta-feira (05).