Prefeitura de Belém apresenta cursos de qualificação para feirantes e empreendedores

Como parte das celebrações da Prefeitura de Belém nestes 397 anos do Ver-o-Peso, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) apresentou, na tarde desta quarta-feira, 27, no Solar da Beira, mais um conjunto de atividades formativas para o ano de 2024 voltados à preparação da cidade para sediar a COP-30. Desta vez, os cursos são para feirantes e empreendedores das feiras da capital paraense, que estiveram presentes na ocasião. Além da apresentação dos programas das aulas, foram feitas pré-inscrições.

Capacitação

A partir de abril, mediados pela Universidade Livre da Amazônia (Ulam), serão ofertados cinco cursos em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e outros três, com a Universidade da Amazônia (Unama).

Junto com a Semad, participaram da exposição representantes da Secretaria de Economia (Secon), do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, da Unama, do IFPA, da Economia Solidária e dos feirantes de São Brás e do próprio Ver-o-Peso.

“Nós, trabalhadores das feiras e mercados de Belém, vamos fazer uma COP-30 de primeira qualidade. O mercado de São Brás está com uma obra linda, maravilhosa e vamos ficar empatados com Ver-o-Peso!”, brincou Rosana Martins, representante dos feirantes do Mercado de São Brás. “O mundo vai estar aqui e temos de nos qualificar em todos os sentidos. A gente vai ser consagrado, todas as mais de 40 feiras de Belém”, acrescentou, animada.

Oportunidade

“Uma instituição pública, como o IFPA, tem que dar retorno para a sociedade. E estes são cursos de qualidade que vão garantir certificado da instituição aos alunos. Aproveitem a oportunidade que a Prefeitura de Belém está oferecendo. O conhecimento é de vocês e fica mesmo depois da COP”, estimulou o representante do IFPA, Daniel Palheta.

Titular da Semad, Jurandir Novaes informou que será realizada “uma aula inaugural, abrindo a jornada de cursos. Cursos que nós pensamos especificamente para vocês. E, caso depois se animem a tentar uma vaga nas universidades, vai ser muito bom”, propôs. “Esta é uma iniciativa para a COP-30 e para além da COP-30”.

Expectativa

Brenda Cristina tem 51 anos de idade e trabalho no Ver-o-Peso há 41. Ela se dedica ao setor de maniva e tucupi e espera participar de, pelo menos, dois cursos. “O de Gastronomia Regional, para aprimorar meus conhecimentos. E do de Marketing de Produtos, para saber vender melhor”, enumera.

Assim como ela acompanhou as habilidades do pai e da mãe, na maior feira livre da América Latina, a filha de Brenda também já se iniciou na feira. Sophia tem 17 anos e sonha em estudar gastronomia. Ela já produz e vende doces e foi preparada para se inscrever no curso.

Cursos em parceria com o IFPA

1. Capacitação em qualidade no atendimento em serviços turísticos

2. Marketing de Negócios

3. Projeto Inglês Pai D’égua

4. Projeto Espanhol Pai D’égua

5. Libras -Nível Básico

Cursos em parceria com a Unama

1-Formação em relações internacionais: Inglês Básico para negócios: Espanhol Básico para negócios; Inglês para relações comerciais; Espanhol para relações comerciais; Francês para relações comerciais; Noções de Relações Internacionais;

2- Formação de Gestão Comercial:  Processo Administrativo; Noções de Fluxo de Caixa; Marketing de Produto; Matemática Comercial; Qualidade em serviços.

3-Formação em Gastronomia: Noções de Gastronomia; Segurança dos Alimentos; Montagem do Cardápio; Regras de Limpeza e Higienização; Gastronomia Regional.

Os interessados em se inscrever nos cursos devem entrar em contato com a Ulam: (91) 98118-5795 e (91) 98165-5145.

Erika Morhy