Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura de Belém realiza a sétima Plenária Sobre Mudanças Climáticas no Distrito Administrativo do Bengui

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Administração, Universidade Livre da Amazônia (Ulam) e do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, promoveu nesta sexta-feira, 10, a 7° Plenária Distrital Sobre Mudanças Climáticas. Desta vez o encontro reuniu moradores e moradoras do Distrito Administrativo do Bengui (Daben) na Escola Municipal Walter Leite Caminha, no Conjunto Catalina.

O objetivo da Plenária é debater, de forma participativa, as mudanças climáticas em Belém e as soluções. A Plenária também é o momento no qual a comunidade constrói o Plano Municipal de Mudanças Climáticas e se prepara para a Conferência Municipal sobre o Clima.

Bacias hidrográficas

“Nós almejamos que nesse Plano de Mudanças Climáticas as bacias estejam incluídas. Não podemos pensar em macrodrenagem sem pensar na concepção de rios urbanos. Nós queremos que se respeite o ambiente natural”, enfatiza a representante do Movimento de Mulheres do Tapanã da Bacia do Mata Fome, Antônia Salgado, 66 anos, ao participar da Plenária. Ela afirma que é preciso “resgatar a função social do rio. Nós não queremos qualquer projeto. Então pensar em mudanças climáticas é pensar justamente nesse pertencimento e nessa mudança social e deixar um legado para a população de melhoria na qualidade de vida”.

O Plano de Mudanças Climáticas indicará políticas de longo prazo para serem executadas na área do planejamento urbano do município, para adaptar ações e serviços públicos que atendam às populações nos territórios.

“Nosso objetivo das plenárias distritais sobre mudanças climáticas, especialmente essa realizada no Distrito Daben, é trazer um debate super importante que é a organização e planejamento territorial que nós defendemos que deve ser feito através de gestão de Bacias Hidrográficas. Essa gestão da bacias Hidrográficas tem o objetivo de preparar para problemas de enchentes”, eeforça Heleno Leal, coordenador do Projeto Orientar Direito, que assessora os Fóruns das Bacias Hidrográficas de Belém. Para ele o debate entre a comunidade e nas plenárias deve trazer à tona o debate sobre a gestão da Bacias Hidrográficas.

Comitês

A cada Plenária realizada é formado um Comitê Popular sobre Mudanças Climáticas. O comitê tem como propósito mobilizar para a Conferência Municipal, em junho, e para a COP-30 as comunidades dos bairros por meio das lideranças de movimentos sociais e comunitárias, além de incentivar o debate sobre os desafios de cada bairro.

“Juntar as contribuições da população sobre todos os debates que estão sendo feitos ao plano municipal de mudanças climáticas: as plenárias têm esse objetivo de fortalecer esses laços e a partir da realidade social dos moradores nos territórios a gente encontrar os caminhos pra mitigar, fazer as adaptações necessárias na cidade e assim a gente ajude na redução dos gases de efeito estufa”, ressaltou a secretária-executiva do Fórum de Mudanças Climáticas, Marinor Brito.

Além da comunidade, participaram do evento: representante do setorial indígena de mudanças Climáticas, Kauacy Wajãpi; lideranças do Daben; Laurentino Moaraes, representando o Tapanã em Movimento; representante da União Brasileira de Mulheres, Eneida Canêdo, e outros representantes e membros de comunidades e associações do distrito administrativo do Bengui.

As próximas Plenárias ocorrem no mês de maio nos dias: 15 na Ilha de Cotijuba,  16 no Distrito Administrativo de Belém e 17 na Ilha do Combu.

Joyce Assunção