Candidatos fazem prova de vestibular para cursos em Icoaraci e Mosqueiro

Os candidatos que se inscreveram para fazer o Processo Seletivo Simplificado do curso de Tecnólogo em Gastronomia, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Mosqueiro, Sistema da Informação, pela Universidade Rural da Amazônia (UFRA), e Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), estes dois últimos em Icoaraci, irão fazer as provas nos distritos onde as aulas serão ministradas. A prova será realizada neste domingo, 5 de dezembro, pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), e são destinadas aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou ainda concluirão no ano letivo de 2021. As provas serão realizadas por meio do Programa Forma Pará.

Os curso são frutos da parceria entre a Prefeitura de Belém, o governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e instituições de ensino superior. O programa foi criado para reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente entre os jovens. O objetivo é mobilizar esforços, para aumentar o número de cursos ofertados pelas universidades.

Sistemas de Informação – Serão 50 vagas ofertadas pela UFRA. 131 pessoas se inscreveram para concorrer a uma vaga no curso, que terá duração de três anos e será ministrado em Icoaraci. As provas serão aplicadas na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso.

Gestão Ambiental – Serão 50 vagas ofertadas pelo IFPA. Há 127 inscritos. O curso terá duração de 4 anos e será ministrado em Icoaraci. As provas serão aplicadas na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso.

Mosqueiro: As provas serão aplicadas para o curso Tecnólogo em Gastronomia ofertado pela UEPA. 138 candidatos estão inscritos. Serão disponibilizadas 50 vagas e o curso está previsto para começar entre Janeiro e Março de 2022. A duração é 2 anos e meio. As provas serão realizadas na Escola Municipal Anna Barreau Meninéia.

A prova é composta por questões objetivas de conhecimentos gerais e redação. O tempo de duração é 4 horas. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 07h e fechados às 08h. Não será permitida a entrada de candidato que se apresentar após o fechamento dos portões, em nenhuma hipótese.

Após o início das provas, o candidato deverá permanecer em sala pelo prazo mínimo de um hora.O candidato somente poderá retirar-se do local levando o caderno de provas, faltando 60 minutos para o final do tempo destinado à realização da Prova de Conhecimentos.

Em Mosqueiro, a realização das provas é de 8h até 12h30.

A prova objetiva é composta de 35 questões, de múltipla escolha, das disciplinas língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química e biologia. A prova de redação valerá 10 pontos e consistirá na elaboração de um texto que apresente, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, em que serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.

Texto:
Carolina Boução