A população de Belém presenciou uma semana cheia de ações positivas e vitoriosas para a cidade. O novo sistema de limpeza urbana, que começou dia 15, já demonstra que os moradores da capital e distrito estão satisfeitos com o novo serviço.
A Prefeitura de Belém também reabriu o Restaurante Popular, na quarta-feira, 17, retomando o programa de alimentação balanceada, a preço quase simbólico, para atender uma parcela grande de moradores em situação de vulnerabilidade.
102 servidores aprovados em concurso público foram nomeados para melhorar o serviço ao público. Outra ação de grande utilidade para os moradores é a modernização da iluminação pública em LED, que já alcança mais de 20 bairros da cidade.
O programa de qualificação de pessoas para geração de renda imediata já alçança mais de 2,7 mil pessoas e a plenária anual do Fórum de Cidades de Cidades Amazônicas, realizado em Belém, dia 16, consolidou ainda mais Belém como a sede da COP-30, que será realizada em novembro de 2025.
Novo sistema de limpeza urbana
A capital paraense começou nesta segunda-feira,15, a viver um novo momento ao que diz respeito à coleta e destinação do lixo, com o início dos trabalhos do novo sistema de limpeza urbana, fiscalizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), executado pela empresa Ciclus Amazônia, vencedora da licitação no modelo Parceria Público Privada (PPP) e que terá a concessão do serviço por 30 anos.
Moradores já percebem a mudança com o novo sistema de limpeza urbana. “Com a nova empresa, a gente já viu uma mudança. Por aqui, todos os dias chega entulho, que as pessoas despejam neste local. Graças a Deus, já estão recolhendo. Antes vinham buscar o lixo na terça e sexta-feira, e agora estão vindo buscar todos os dias. Então, agora já melhorou bastante e a expectativa é que melhore mais”, disse o morador do Guamá e presidente da Associação dos Moradoras da rua Augusto Corrêa, André Campos, ao acompanhar o serviço de limpeza da empresa Ciclus, realizada nesta sexta-feira, 19, na passagem Caraparu, no bairro do Guamá.
No terceiro dia do novo sistema de limpeza urbana, moradores dos bairros da Cremação, Guamá e Terra Firme já observaram o impacto da normalização da coleta de resíduos sólidos, como lixo doméstico e entulhos. Nos três bairros a coleta vai ocorrer sempre às terça-feira, quinta-feira e sábado pela manhã.
No primeiro final de semana da nova operação de limpeza urbana, a Prefeitura de Belém, em conjunto com a empresa Ciclus Amazônia, realizou uma grande operação de limpeza e recolhimento de resíduos sólidos e entulhos no sábado, 20, e domingo, 21, em bairros de Belém.
Os agentes de limpeza intensificaram as ações nos bairros onde foi detectado o maior problema de coleta, como Pedreira, Sacramenta, Marco, Marambaia, Barreiro, além de Telégrafo, Pratinha e Tapanã, todos na área da avenida Arthur Bernardes.
Fórum de cidades amazônicas
Criado em 2023, o Fórum das Cidades Amazônicas promove a maior integração entre os municípios dos países da pan-Amazônia e busca por recursos para os municípios, além do diálogo com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). No dia 16, Belém sediou a cerimônia de abertura da Plenária Anual de 2024 do Fórum das Cidades Amazônicas, reunindo prefeitos e autoridades estaduais e federais, promovendo debates e para definir a entrada do Fórum como integrante da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Qualificação e geração de renda
Também nesta semana que passou, a Prefeitura de Belém atingiu a marca de 2.700 pessoas qualificadas gratuitamente pelo programa Donas de Si. A previsão é alcançar 4 mil alunos concluintes até o final deste ano de 2024. O programa foi iniciado em 2021 e, hoje, mantém cursos de qualidade contratados junto ao Senac e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cujos certificados têm validade em todo o país e também em Portugal e nos países do Mercosul, abrindo as portas para o empreendedorismo e o mercado formal. São cursos nas áreas de alimentação, tecnologia, beleza e cuidado, corte e costura, entre outros.
O programa Donas de Si foi criado pela Prefeitura de Belém e administrado pelo Banco do Povo para apoiar a autonomia econômica das mulheres e também já atende homens, mesmo que elas ainda sejam a maioria do público atendido. É uma oportunidade para melhorar a vida das pessoas com cursos rápidos, que tem potencial de geração de renda imediata.
Iluminação em LED em mais de 20 bairros da cidade
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realiza a modernização da iluminação pública de LED em todos os bairros e regiões distritais da capital paraense, que já ultrapassou a marca de 80% em mais de 20 bairros da capital e distritos . Já são mais de 65 mil luminárias de LED instaladas em Belém, mudando a realidade dos moradores dos bairros da capital paraense.
- Aurá (102,1%, pois houve a adição de 4 novos pontos)
- Campina de Icoaraci (97,7%)
- Cabanagem (92,7%)
- Pratinha (92%)
- Barreiro (91,9%)
- Una (90,9%)
- São Clemente (88,5%)
- Guanabara (88,1%)
- Brasília (87,8%)
- Universitário (87,6%)
- Bengui (87,4%)
- Maracacuera (87,3%)
- Tenoné (86,6%)
- Águas Lindas (85,7%)
- Ponta Grossa (85,6%)
- Curió-Utinga (85,1%)
- Coqueiro (81,9%)
- Pedreira (81,4%)
- Guamá (81,1%)
- Parque Verde (80,8%)
Restaurante popular promove a segurança alimentar
A Prefeitura de Belém reabriu as portas do Restaurante Popular de Belém Desembargador Paulo Frota na quarta-feira, 17, ampliando a oferta de refeições para 1.300 unidades ao dia ou 343.300 por ano. Foi realizada uma ampla obra de manutenção e adaptação, além de ganhar novos mobiliário, equipamentos e decoração com plantas, horta vertical e fotografias alusivas à gastronomia regional.
O Restaurante voltou a funcionar normalmente, de segunda à sexta-feira, das 11 às 14h. Cada refeição é vendida pelo valor simbólico de R$ 2,00. O restaurante recebeu serviços de recuperação dos forros, pintura, adequação dos portões para Pessoas com Deficiência (PCD), manutenção do telhado, forro, piso, rede elétrica e hidráulica, refeitório e cozinha, além de novas iluminação, pintura e layout da fachada, sistema modernizado contra incêndio e o funcionamento completo das câmaras frigoríficas.
O valor investido foi de R$ 2.465.497,12. As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Entre os equipamentos adquiridos estão cadeiras e mesas novos, caldeira de 200 litros, balcão térmico, novas centrais de ar condicionado para a cozinha e as salas de cortes de legumes, verduras e carnes, novos ventiladores, exaustores e câmeras de monitoramento.
Nomeação de servidores concursados
A Prefeitura de Belém publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 19, o decreto de nomeação de 102 candidatos aprovados no concurso 001/2020 da Secretaria Municipal de Administração (Semad). Na mesma edição N.14.933 está publicado o edital de convocação, com período de habilitação e entrega da documentação por parte dos candidatos, que já iniciou nesta segunda-feira, 23, e se encerra dia 10 de maio, conforme cargos e prazos relacionados.
Foram convocados candidatos classificados para os cargos de auxiliar de administração, assistente de administração, administrador, arquiteto, assistente social, contador, engenheiro civil, estatístico, jornalista e médico veterinário.
Este é mais compromisso cumprido pela gestão, que assegurou a medida nas mesas de negociação realizadas com entidades sindicais neste ano de 2024.
Texto: