Em mais uma etapa do projeto de valorização, registro e memória do patrimônio municipal a Secretaria Municipal de Administração através do Departamento de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais (Darm), esteve na última sexta-feira,1, no Palácio Antônio Lemos, bairro da Cidade Velha, acompanhando a retirada dos bens inservíveis do prédio onde funcionava o Gabinete do Prefeito e que atualmente está passando por reforma.
Bens inservíveis são objetos que não possuem mais utilidade para os órgãos públicos. No caso do Palácio Antonio Lemos, na gestão passada o abandono desses bens os levaram a tal estado de deterioração que não podem ser recuperados para aproveitamento na atual gestão. O desfazimento desses bens, que é o processo de exclusão de bens do acervo patrimonial de uma instituição, pode ser feito através de leilão ou doação e cada órgão escolhe a modalidade. Para os objetos que estavam no Gabinete do Prefeito foi escolhido o leilão.
A empresa responsável foi ao prédio histórico retirar dezenas de bens como computadores, armários, telefones, prateleiras e sofás. Esse processo deve durar cerca de três dias. O patrimônio vai ser encaminhado para um galpão até a realização do leilão, e o dinheiro arrecadado voltará para o município.
O chefe de material e patrimônio do Gabinete do Prefeito, Cláudio Xavier, disse que o trabalho da retirada desses materiais precisava ser realizado com urgência porque estava prejudicando o andamento da reforma no Palácio Antônio Lemos. “Era muito necessário que esses objetos saíssem do prédio, pois eles não têm mais serventia, já esgotaram a vida útil. E contamos com a parceria da Semad, que tem um processo muito bom e elaborado dando suporte às secretarias municipais”.
A Secretaria Municipal de Administração é responsável por fazer um trabalho de resgate, gestão e valorização do patrimônio municipal e para isso realiza com frequência reuniões com as secretarias municipais para abordar diversos pontos acerca da gestão patrimonial, bens móveis e imóveis, inventários, validação da lista dos imóveis, entre outras pautas.
“Esse trabalho está bem adiantado. Já retiramos os bens inservíveis da Funbosque, Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e Gabinete do Prefeito. A relação dos bens inservíveis da Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Saneamento e Secretaria Municipal de Meio Ambiente está em fase de finalização”, explicou o diretor do Darm da Secretaria de Administração, Afonso Fideralino.
Texto: