Uma publicação, denominada Anais do Encontro Jovens do Futuro 2023, reunindo todos os trabalhos realizados pelos estudantes que integram o programa de estágio da Prefeitura de Belém, Jovens do Futuro, foi entregue nesta sexta-feira, 27, no miniauditório do Palácio Antônio Lemos. Um documento considerado um valioso instrumento de comprovação da jornada formativa.
“O nosso programa Jovens do Futuro, que envolve jovens estudantes, está entre os maiores e melhores do Brasil, baseado nas experiências de São Paulo e Fortaleza, envolvendo jovens estudantes. Essa publicação se une a um projeto político de formação de cidadãos, acima de tudo. Não é meramente formar para o mercado de trabalho, busca fazer com que o jovem entenda o seu lugar neste mundo. Enfim, já é um projeto vitorioso por esse aspecto”, destaca a Secretária Municipal de Administração Pública, Jurandir Novaes.
Ao longo de quatro anos, o programa contratou cerca de 3.500 estudantes, como uma das estratégias para criar uma cultura de valorização do serviço público, por meio de qualificação, trocas de saberes produzidos no âmbito da administração pública municipal, da academia e instituições e entidades de outras esferas de poder.
“O programa trouxe um novo sentido à relação entre contratante e contratado, alocando estagiários em programas estratégicos nas áreas de saúde, educação e segurança pública. A entrega dos anais, hoje, celebra a materialização dos trabalhos realizados, que foram apresentados em um encontro em novembro de 2023. Esses estagiários não foram apenas meros colaboradores, mas contribuíram significativamente com seus conhecimentos para a administração pública, impactando suas vidas pessoais e profissionais”, ressalta Regiane Martins, da equipe de coordenação dos estagiários da Semmad.
No momento, a Prefeitura dispõe de quase 800 estagiários, distribuídos em 29 órgãos da administração municipal, sob coordenação da Secretaria Municipal de Administração (Semad). O programa envolve estudantes de 58 instituições de ensino e 72 cursos, entre Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo e Ensino Médio-técnico e Ensino Médio, atuando como estagiários, sobretudo, nas áreas de educação especial, assistência social, políticas públicas de saúde, cultura e urbanismo, recebendo, mensalmente, auxílios financeiro e de transporte.
“Esse estágio foi uma oportunidade de crescimento não só como profissional, mas também como ser humano. Aprendi a lidar com diversas situações que poderão surgir mais pra frente na minha carreira profissional, equilibrar o meu emocional, saber como superar desafios e outras coisas que a gente não tem como prevê, mas que acontecem, O trabalho em equipe, os contatos que a gente faz e as experiências que vivenciamos vamos encarando no dia a dia, para que no final tudo dê certo, como está dando pra mim”, relata um dos estagiários do programa, Douglas Borges.
Acesse a publicação Anais do Encontro Jovens do Futuro 2023 AQUI.
Texto: