Processo de digitalização do Arquivo Público Municipal de Belém deve ser concluído em seis meses

Toda a documentação que conta a história do funcionalismo municipal de Belém, através de dossiês e fichas funcionais reunidos ao longo do tempo, está sendo digitlizado no Arquivo Público Municipal, localizado na Secretaria Municipal de Administração (Semad).

Uma equipe especializada está trabalhando na conservação de dossiês de funcionários do município, principalmente as fichas funcionais, que são de guarda permanente.O tratamento se baseia em separar, higienizar e organizar todos os documentos entre ativos e inativos através do ano de ingresso e do número de matrícula, para que possam ser digitalizados.

Toda essa dinâmica faz parte do processo de tornar esses documentos digitais e facilitar o acesso de servidoras e servidores através dos índices indexadores, facilitando a pesquisa, e contribuindo para o acesso à informação e à transparência da gestão municipal, e desta forma mantendo viva toda a história funcional do município.O processo de digitalização teve início nesta terça-feira, 29, e se prolongará por no mínimo seis meses.

“Um projeto como esse, em uma secretaria como a Semad, é importante porque tem toda a história do funcionalismo municipal, da vida funcional dos servidores. É uma memória coletiva de todo um município, que estava perdida numa sala insalubre e onde não se tinha acesso e não podia ser disponibilizada, mas agora depois de todos esse trabalho nós iremos poder divulgar essas informações para toda a população” diz a arquivista Gisele Lima.

A equipe completa do Arquivo Municipal de Belém é formada pela coordenadora Marly Brito; a arquivista Gisele Lima e as estagiárias do curso de Arquivologia da UFPA, Nathália Silva, Elma Valles, Kelly Neves e Beatriz Silva.

Felipe Vasconcelos