Prefeitura reúne estagiários que atuam nos órgãos municipais para apresentação de resultados

“O programa de estágio da Prefeitura abre muitas portas. Comecei voluntariamente e a bolsa que ganhei da Prefeitura ajuda não só na rotina diária, como o transporte, mas para me aperfeiçoar. Participei de um congresso internacional de cirurgia, em Florianópolis. Mandei fazer essa pochete com base na necessidade daqui do hospital. Como fiquei muito tempo na emergência, um lugar onde você precisa agir e pensar rápido, ando com tudo nela: máquina de tosa, garrote, termômetro, cortador de unha, estetoscópio. A bolsa ajuda muito. Além de ser um incentivo, porque a gente investe naquilo que ama e eu amo esse hospital, de coração”.

O depoimento contundente e emocionado é de Zaira Daher de Sá, aluna de Medicina Veterinária, da Unama. Ela tem 21 anos, conclui seu curso no final de 2023 e já está pesarosa pelo fim de um ciclo de estágio no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, no bairro do Tapanã.

Ela é uma dos 748 estudantes que integram o programa de estágio da Prefeitura de Belém, o Jovens do Futuro, gerido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad). O programa reúne estudantes de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo, universitários, alocados em órgãos das administrações direta e indireta, e contará com o Encontro Jovens do Futuro, nesta sexta-feira, 10, das 8h às 13h, no auditório David Mufarrej, da Unama.

O encontro será uma ocasião especial para que estudantes exponham seus trabalhos acadêmicos, construídos a partir da interseção entre os conhecimentos desenvolvidos nos seus locais de estágio e os conhecimentos elaborados nas suas instituições de ensino. Trinta e dois trabalhos estão inscritos na modalidade expositiva, por meio de banner, e contemplam, pelo menos, oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharia/Tecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. Outros 500 estudantes estão inscritos para participar do evento.

Vinte e oito secretarias estão envolvidas neste processo, incluindo coordenadores administrativos e supervisores técnicos, que acompanham o cotidiano dos estagiários da Prefeitura. Mais de 25 instituições de ensino estão convidadas para o evento, em sua maioria, instituições de ensino superior de origem dos estudantes.

Jovens do Futuro
A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, afirma que “para a Prefeitura de Belém, estágio é processo de aprendizado. O que desejamos é que cada estudante relacione sua atuação na Prefeitura com o saber acadêmico. E é por isso que a Semad coordena o Jovens do Futuro, em parceria com os supervisores acadêmicos de cada órgão e da universidade em que estudam”.

Zaira ilustra bem a concretização deste propósito. Ela comenta que o estágio no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia permite conhecer várias áreas da Medicina Veterinária, como a clínica, a emergência, o bloco cirúrgico, o laboratório, o diagnóstico por imagem, sempre sob o olhar cuidadoso dos profissionais. E foi possível elaborar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir desta experiência.

“Percebi que, na Clínica, estava tendo uma rotina muito grande de TVT (Tumor Venéreo Transmissível). Como hospital municipal, nós atendemos todos os bairros de Belém, então, por que não fazer um trabalho pegando os casos que nós temos? fazer um levantamento de dados para ver quais são os bairros que têm mais incidência aqui no hospital. Com meu trabalho, já percebi que muitos animais que vêm com essa característica de TVT vêm muito do bairro de Icoaraci”, destaca.

A partir do seu estudo acadêmico, espera, “mediante o resultado, trabalhar com a população daquele bairro na prevenção do TVT, explicar o que é, como prevenir, como funciona o tratamento dele. Temos a obrigação de saber, mas temos obrigação, com base na saúde pública, de informar a população”, explica.

Zaira destaca um outro aspecto muito peculiar de seu estágio. “O hospital traz pra gente coisas que a gente não aprende na faculdade: lidar com pessoas. Aprender a doença da forma técnica é a nossa obrigação, mas, como fazer o técnico ser simples para explicar a uma pessoa que não tem conhecimento dessa doença que nós estudamos? Aqui, a comunicação com o tutor, a gente aprende diariamente. Temos tutores de várias faixas etárias, a gente tem que saber lidar com as pessoas, explicar, sanar as dúvidas. Aprender a ter empatia com as pessoas”, garante.

Relação com a comunidade
Coordenadores administrativos e supervisores técnicos são parceiros fundamentais do programa Jovens do Futuro. Giselli Siqueira é coordenadora do estágio não-obrigatório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e elenca uma série de vantagens e desafios de um estágio na administração pública. Ela aponta, por exemplo, o aprendizado sobre o setor público.

“O aluno pode contribuir para atender a comunidade. Participando de projetos municipais, eles se envolvem em iniciativas com impacto direto na cidade e na qualidade de vida dos cidadãos, no que tange a política de saúde e o fortalecimento do SUS para toda a comunidade, tanto no ambiente social quanto acadêmico”, argumenta.

O Encontro Jovens do Futuro será também um marco na adesão da Prefeitura de Belém ao projeto 1 Milhão de Oportunidades (1Mio), do Unicef, uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens.

Dia: 10.11 (sexta-feira)
Hora: 8h às 13h
Local: Auditório David Mufarrej, Unama. Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal.

8h às 9h – Credenciamento e acolhimento
9h às 10h – Apresentação dos trabalhos dos estagiários (formato banner)
10h – Intervenção artística
10h15 às 12h – Saudação de autoridades e adesão ao programa 1 MiO, do Unicef.