Prefeitura de Belém e ONU Mulheres preparam seminário sobre a política do cuidado

A Prefeitura de Belém e a Organização das Nações Unidas/Mulheres (ONU) se reuniram, na noite desta segunda-feira, 29, no Gabinete Municipal, para tratar de uma programação voltada à política do cuidado.

O projeto Ver-o-Cuidado, realizado por meio de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Belém e a ONU Mulheres, com financiamento da Open Society Foudations, visa tirar da invisibilidade os cuidados domésticos com a casa e a família, que, normalmente, sobrecarregam a mulher.

Evento em Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, recebeu a representante da ONU Mulheres, Virgínia Gontijo. No encontro, foi apresentada a proposta de uma programação, entre os dias 27 e 29 de fevereiro, para falar sobre a política do cuidado.

A realização do seminário em Belém tem como objetivos a troca de boas práticas neste sistema de política do cuidado, além de analisar essa política em outros países e tornar Belém referência no Brasil. Serão chamados representantes de países como Uruguai, Peru e República Dominica, locais que são referências nessa política, além de representantes da sociedade civil.

Participaram do encontro desta segunda-feira, 29, a titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Jurandir Novaes; a coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão; e a secretária-executiva do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, Marinor Brito.

Victor Miranda