“Tenho aprendido tanta coisa boa sobre nossa própria cultura, que eu fico admirada! Estou adorando e já vejo resultado no meu empreendimento”, relata Rosenilse Lima, profissional do setor de alimentação do Ver-o-Peso há 15 anos e aluna do curso de Gestão em Gastronomia, proporcionado pela Prefeitura de Belém, em parceria com a Escola de Negócios da Universidade da Amazônia (Unama).
O curso, iniciado na tarde desta quinta-feira (24), no miniauditório do Palácio Antônio Lemos, é o terceiro e último módulo da formação oferecida a feirantes e empreendedores do Ver-o-Peso. A iniciativa é parte dos preparativos da cidade para sediar a COP-30, em novembro de 2025.
O curso tem carga horária de 15 horas e a primeira disciplina, Noções de Gastronomia, está sendo ministrada pela professora e chef Giselle Arouck. A proposta é discutir sobre o que é gastronomia; a diferença entre culinária e gastronomia; e os tipos de gastronomia.
“Celebramos esta parceria entre a Prefeitura de Belém e a Escola de Negócios da Unama. Preparei as aulas com muito carinho, para que seja uma troca de conhecimentos e experiências, porque vocês já são doutores da vida”, assegurou a professora Giselle.
Regina Cleide Teixeira, gestora da Escola de Negócios, destacou a importância da ação, que valoriza o título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido à Belém pela Unesco. “Esperamos preparar uma bonita cerimônia de diplomação para quem cumpriu com os requisitos mínimos. E para quem não conseguiu, podemos planejar uma nova turma”, sugeriu a gestora.
Satisfação – Rosenilse assiste às aulas com a filha Keyla e garante que só tem uma única falta, de quando adoeceu. “Eu faço questão de vir e viria se fosse todos os dias. Eu fotografo a apresentação dos professores com o celular, para rever o assunto em casa”, diz ela, mostrando as imagens registradas com o aparelho.
As próximas aulas do curso serão “Segurança dos alimentos”, “Montagem do cardápio”, “Regras de limpeza e higienização” e “Gastronomia regional”. Elas são realizadas às terças e quintas-feiras, de 15h às 18h, até dia 7 de novembro. A turma já passou pela formação em “Relações Internacionais”, com carga horária de 36 horas, e em “Gestão Comercial”, com 16 horas. A política de formação promovida pela Prefeitura de Belém é coordenada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Universidade Livre da Amazônia (Ulam).