Prefeitura de Belém concede aumento salarial a todos os servidores e convoca aprovados em concursos

Da Redação – Agência Belém de Notícias – Atualizado em 14/03/2024 19:38

A Prefeitura de Belém garantiu, na tarde desta quinta-feira, 14, na segunda mesa de negociação de 2024 com representantes do Fórum de Sindicatos e Entidades Representativas do Município de Belém, reajuste para todos os servidores do município de Belém.

Os valores apresentados foram resultado dos estudos realizados com responsabilidade e compromisso com trabalhadores e trabalhadoras, observando a compatibilidade da proposta com a realidade fiscal do município.

Os gestores reafirmaram o esforço feito para atender às reivindicações das diversas categorias, diante da queda brutal nas receitas transferidas ao município e para avançar nas políticas públicas ao conjunto de servidores e beneficiar ainda mais toda a população de Belém.

A secretária Jurandir Novaes argumentou que o governo apresentou às entidades a proposta já com o máximo de viabilidade no atual contexto, com as readequações orçamentárias, observando os limites legais.

Proposta

O governo propõe, para 2024, a universalização do percentual de reajuste, sendo atribuído a todos os servidores, a partir do mês de maio, um aumento salarial de 3,71%, inclusive para o magistério, que obtém, com essa proposta, um reajuste acima do obtido nacionalmente, de 3,62%.

Ao mesmo tempo, para os servidores da Funpapa, o governo procederá o realinhamento da tabela da carreira dos servidores, que implica num reajuste de 4,52% a 9,5%, a partir do mês de maio.

Convocados

Além da recomposição salarial, a Prefeitura convocará 102 servidores aprovadas no concurso da Secretaria Municipal de Administração-Semad e avançará ainda mais na convocação de mais 50 servidores da área educacional.

Essa convocação permite chegar a um total de 598 convocados, inclusive do cadastro de reserva.

A Prefeitura de Belém reafirma seu compromisso com as lutas de servidores e servidoras, garante que segue buscando permanentemente condições de melhorar mais a remuneração e todas as demais necessidades laborais na gestão municipal. A gestão segue valorizando seus recursos humanos e melhorando a qualidade dos serviços prestados à população.

Edson Coelho