Novos Agentes Comunitários de Saúde de Belém recebem cartão de vale-alimentação da Prefeitura

Os 1.020 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que passaram a integrar o quadro de pessoal da Prefeitura de Belém em janeiro de 2024, receberam, nesta sexta-feira, 9, o cartão de vale-alimentação, disponibilizado por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

A entrega do cartão, já carregado com o valor referente aos dois primeiros meses do ano trabalhado, ocorreu na sede da Semad, no bairro do Marco, durante todo o dia. “Esses ACS’s têm muitos significados. O primeiro é o compromisso da gestão com uma saúde pública de qualidade em Belém. E a outra é a conquista do vale-alimentação que, até 2021, não era um direito dos ACS’s e que foi conquistado em 2022, na nossa gestão”, explica a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.

A recém-contratada como ACS, Emanuelly Nascimento, foi uma das profissionais que receberam o cartão do vale-alimentação, nesta sexta-feira. “Esse benefício vai nos ajudar na questão da alimentação e hidratação, durante nosso trabalho diário, nas ruas dos bairros onde somos agentes e, até mesmo, em caso de alguma emergência”, conta Emanuelly.

O também ACS Harlen Bezerra diz que o benefício vai ajudar a complementar a renda mensal dele e que vai ser uma grande ajuda durante o trabalho, nas ruas do bairro do Curió-Utinga, onde atua. “Toda a complementação em nosso salário é muito bem-vinda e vem para ajudar. Estamos entrando em um emprego novo e saber que temos direito a esse benefício é a cereja do bolo para a gente”, diz ele.

O vale-alimentação dos ACS

Atualmente, o vale-alimentação dos servidores públicos municipais de Belém tem o valor de R$ 370,00 mensais. Porém, esse benefício foi conquistado pelo ACS’s somente em setembro de 2022, até então esses profissionais não possuíam o direito ao auxílio.

Na época, a Prefeitura de Belém possuía apenas 605 profissionais. Esse número se ampliou para 1.625 em dezembro de 2023, quando a administração municipal convocou novos ACSs selecionados por meio de Processo Seletivo (PS), realizado em setembro de 2023.

“Isso é uma demanda da categoria que foi conquistada em meu governo e merece ser festejada. Me orgulho em saber que esses profissionais, tão importantes para a saúde pública, agora tem esse direito garantido, igual aos demais servidores públicos. Viva os ACSs”, declarou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que esteve presente durante a entrega dos cartões.

Os ACS que não foram buscar os seus vales, nesta sexta-feira, 9, podem procurar a Semad na quinta-feira, 15, de 8h às 13h. O setor funciona para todos os servidores interessados sempre às terças e quintas-feiras, neste mesmo horários.

Texto: Fabricio Lopes