Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Mais de 200 feirantes do Ver-o-Peso iniciam curso de idiomas em preparação para a COP-30

Mais de 200 feirantes devem iniciar os cursos de capacitação da parceria firmada entre a Prefeitura de Belém e a Universidade da Amazônia (Unama). A aula magna do curso ocorreu na tarde desta terça-feira, 28, no auditório do Palácio Antônio Lemos. Durante o evento, foram assinados os protocolos de intenções entre a PMB e a Universidade e a assinatura do Termo de Cooperação entre a Universidade Livre da Amazônia – Ulam, a Secretaria de Administração Municipal-Semad, Secretaria Municipal de Economia-Secon e Unama.

Os feirantes inscritos terão 72 horas de oficinas para aprender noções de inglês, francês e espanhol direcionados para negócios, além de noções de fluxo de caixa, processo administrativo, matemática comercial, qualidade de serviços e segurança alimentar. “O curso iniciado hoje levou mais ou menos cinco meses para ser elaborado porque fizemos uma pesquisa para saber quais as demandas dos trabalhadores do Ver-o-Peso e para discutir e apresentar cursos que realmente suprissem as necessidades dos trabalhadores da feira”, explica o pró-reitor de ensino da Universidade da Amazônia, Éden Ferreira. “Pelo tempo não é um curso aprofundado, mas vai deixar o feirante mais seguro para falar sobre o preço e negociar os produtos. Então os cursos foram pensados especificamente para esses trabalhadores”.

Oportunidade e esperança

A oportunidade é uma esperança para o vendedor de importados do Ver-o-Peso Márcio Kléber Duarte, de 52 anos. “Sou trabalhador da feira há 15 anos, pra nós um momento como esse é de muita esperança, de muita confiança e certeza que a Prefeitura de Belém, junto com os seus representantes, está visando o melhor para nós do Ver-o-Peso, trabalhadores. Eu acredito que isso vem nos fortalecer muito, melhorar nossa categoria e será positivo para todos nós que trabalhamos aqui no Complexo”, destacou Márcio.

Durante o discurso de abertura, o prefeito Edmilson Rodrigues reforçou que a reforma da feira do Ver-o-Peso não poderia ser apenas uma obra física, mas que precisava alcançar e melhorar a vida dos trabalhadores do local, que são a alma da feira.

“É uma modernização do Ver-o-Peso, não só pela infraestrutura que estamos promovendo, mas porque os feirantes vão ensinar e ao mesmo tempo vão aprender e incorporar informações e inovações repassadas por uma universidade muito importante como é a Unama”, aponta o prefeito.

Para o representante dos feirantes na mesa de abertura do curso, Rafael Ferreira, trabalhar no Ver-o-Peso é uma experiência única que ele herdou do pai, que já atua no local há mais de 50 anos. “A nossa família trabalha com venda de farinha há muito tempo, na pandemia meu pai precisou parar de trabalhar e eu assumi o papel dele e hoje eu estou no Ver-o-Peso e penso em sempre melhorar. Quando a Prefeitura ofereceu os cursos, nós ficamos muito animados, porque trouxe muita esperança para todos os feirantes daqui”, comemora Rafael.

Cursos e reforma integral do Ver-o-Peso

O conjunto de cursos a feirantes e empreendedores com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Universidade Livre da Amazônia (Ulam) e Fórum Municipal de Mudanças Climáticas.

A iniciativa faz parte da política de formação pelo executivo municipal integrada aos investimentos na estrutura física dos projetos prioritários para a realização do maior evento internacional sobre mudanças climáticas, que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025.

Em 2024, o complexo do Ver-o-Peso completou 387 anos e se reafirma como a maior feira ao ar livre da América Latina, patrimônio reconhecido pela Unesco. As obras de reforma no Complexo já iniciaram.

Márcia Lima