Encontro Jovens do Futuro sela compromisso com serviço público e formação para cidadania

A ampla adesão de estagiários e instituições no Encontro Jovens do Futuro, promovido pela Prefeitura de Belém, na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório David Muffarrej, da Unama, reafirma o sentido do programa de estágio da administração municipal: a contribuição qualificada na formação de futuros profissionais com refinado sentido humano e de cidadania, nos mais diversos setores do mercado de trabalho e da sociedade. Elemento destacado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pela secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, responsável pela gestão do programa.

Foram mais de 500 estagiários participando da programação e 32 trabalhos apresentados, uma pequena mostra da diversidade no perfil de estudantes e instituições envolvidas no programa Jovens do Futuro.

Atualmente, 748 estagiários estão lotados em 49 órgãos municipais, sendo muito equivalente o número de estudantes oriundos de instituições públicas (367) e privadas (381). Eles são, majoritariamente, estudantes de graduação (718), sendo outros 15 tecnólogos e 15 mais do Ensino Médio.

Diversidade – Os 86 cursos a que se dedicam os estudantes ilustram uma diversidade nas áreas de atuação do público. Os dez de maior densidade de alunos são os cursos de Pedagogia, Direito, Serviço Social, Geografia, Letras, História, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Licenciaturas e Enfermagem.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) é o órgão onde se encontra a grande maioria dos estagiários (400). A distribuição se equipara um pouco mais, por exemplo, com a Sesma (65), Semob (55) e Iasb (42).

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a qualificação dos quadros de profissionais da administração municipal que contribuem para o aprendizado dos estagiários. Na Semec, ilustra, o estudante “está assessorado por um profissional de carreira. A Semec tem um contingente de professores com Doutorado enorme. Com Mestrado, nem se fala. Quase 100% ou é especialista, ou é mestre ou é doutor”, descreveu. Ele ressaltou ainda, o quadro da Codem. “Nós somos referência em regularização fundiária. A turma que estuda Engenharia, Geografia, Arquitetura, Engenharia Cartográfica, vai ter técnicos de altíssimo nível para assessorar”, garantiu o prefeito.

Perfil dos jovens

A faixa etária dos estagiários se concentra, em especial, entre 16 e 25 anos de idade, com 446 estudantes. Na faixa dos 25 a 35 estão 139 estagiários. Entre 35 e 44 estão outros 57 estudantes. Entre 44 e 54 somam 30 alunos. E de 54 a 63, mais 9 estagiários.

As mulheres são maioria no programa Jovens do Futuro. Elas são 511 ou 68,30% do conjunto de estudantes. Os homens são 237 ou 31,70%.

A secretária de Administração, Jurandir Novaes, lembrou que ao longo de todo o desenvolvimento do programa são oferecidas oportunidades novas aos jovens. As atividades formativas estão entre elas, assim como encontros específicos, a exemplo do que foi realizado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UFPA. O Encontro Jovens do Futuro reafirma este propósito, que está no conjunto de compromissos com o serviço público.

Investimento

A Prefeitura de Belém já investiu mais de 15 milhões de reais no programa, desde 2021. O valor inclui o pagamento da bolsa mensal para os estagiários – no valor de R$ 400 para quem cumpre 4h por dia e R$ 600 reais, para contratos de 6h – e ainda seguro e vale-transporte.

Jurandir Novaes reiterou a importância da parceria com o Unicef, que teve como um de seus representantes na ocasião a oficial de Saúde, Lídia de Nazaré Pantoja,. “Nossa parceria com a Prefeitura não é de agora. Sempre com compromisso de garantir direitos de crianças e adolescentes. Pensando nos jovens e adolescentes que precisam de oportunidades e qualificação, hoje trazemos nossa iniciativa Um Milhão de Oportunidades, para qualificação e inserção de jovens ao mercado de trabalho e estágio”, disse ela.

Junto com o Brasil outros 54 países adotam a plataforma Um Milhão de Oportunidades (1 MiO), disponibilizada para os estagiários da Prefeitura de Belém, com 25 cursos.

Também compuseram a mesa de autoridades a estagiária do Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, Zaira Daher de Sá; Geovana Siqueira Cardoso (Semma); Jéssica Trindade (Promabem), Paulo Pinto (UFPA) e Sabrina Arraes (Estácio).

O projeto 1 Milhão de Oportunidades (1Mio), do Unicef, é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho para adolescentes e jovens.

Oportunidade e experiência

O estudante de jornalismo, quilombola e estagiário na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), João Reis, o trabalho desenvolvido com os demais profissionais no setor é de extrema relevância. “Desenvolvemos no trabalho de assessoria de sair para pauta, apurar e escrever para a Agência Belém (com supervisão). Isso pra gente, enquanto acadêmico é uma experiência muito boa”,  explicou o universitário.

Os estudantes de Gastronomia  da Ilha de Mosqueiro, Jackelinne Rodrigues, Patrícia Cunha e Marcelo de Andrade, se empolgaram na apresentação do trabalho acadêmico sobre aproveitamento integral dos alimentos nos restaurantes e barracas da Ilha de Mosqueiro. “Na nossa própria casa descartamos insumos que podem ser transformadas em receitas maravilhosas”, explicou Patrícia. Para ela, a experiência da universidade e apresentação do trabalho de pesquisa é algo muito bom.

Ao final do evento os alunos participantes da apresentação  de trabalhos receberam certificados.

Texto:

Erika Morhy

Colaboração:

Joyce Assunção

Serviços

SEMOB – 9h às 15h – (91) 98466-1055
• procedimento para liberação de veículos
• protocolo de recursos de multa
• credencial de estacionamento (idoso e pessoas com deficiência)
• ouvidoria
• passe fácil (algumas modalidades)

SEFIN – 9h às 15h – (91) 98429-0855 – CPRC – (91) 98415-4587 (Ouvidoria)
• cadastramento de imóveis
• legalização de empresas
• regularização de dívidas, iss, tlpl, iptu, alvara e taxas

JUNTA MILITAR – 9h às 13h – Email para contato: jsm28126@gmail.com
• alistamento
• situação militar
• emissão de carteira de reservista e segunda via

PORTAL DO TRABALHADOR – 9h às 15h
• emissão de carteira profissional de trabalho
• entrada seguro desemprego

Endereço: Parque Shopping (Av. Augusto Montenegro, 4300 – Parque Verde, Belém – PA, 66635-110).