Ação de cooperação técnica entre Prefeitura e Universidade Federal do Pará qualifica servidores para a COP-30

“Belém e os desafios da educação ambiental na Amazônia no contexto das mudanças climáticas” foi o curso promovido pela Prefeitura de Belém sob a coordenação da Universidade Livre da Amazônia e Escola de Gestão Pública/Semad, em cooperação com a Universidade Federal do Pará. “O objetivo do curso foi refletir e capacitar os servidores públicos sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade, permitindo que esses agentes sejam habilitados a produzir, distribuir e oferecer serviços de maneira justa e de qualidade, adotando o manejo responsável dos recursos renováveis”, explicou a Secretária de Administração, Jurandir Novaes. Encerrado na manhã desta segunda-feira, o evento foi realizado no período de 22 a 29 de janeiro no Centro Integrado de Inclusão e Cidania (CIC), na Avenida Almirante Barroso.

A Universidade Federal do Pará tem sido parceira da Prefeitura de Belém em várias frentes de formação, desde ações de formação de estagiários até cursos de formação para profissionais e técnicos de diferentes áreas de atuação no município.

“Essa parceria foi com o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia, o Geamaz da UFPA, vinculado ao Instituto de Educação, Iced. A solicitação da Escola de Gestão Pública da Prefeitura foi com o objetivo de capacitar servidores da Prefeitura na temática meio ambiente e sustentabilidade, na perspectiva de imersão numa cidade inteligente com vistas à participação social efetiva, no caso de servidores públicos do município”, esclareceu a professora Maria Ludetana Araújo, do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará, que esteve à frente da idealização do curso.

Mudanças climáticas e sustentabilidade

O curso construiu uma turma para tratar acerca de vários subtemas, a partir das relações entre mudanças climáticas e sustentabilidade. Os participantes puderam interagir com exposições sobre Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos, Mudanças Climáticas, Movimentos e Coletividade, “e terem a oportunidade de realizar uma imersão nas funções e papéis das secretarias municipais e no compromisso de cada um e de todos”, disse ainda a professora Ludetana. “Os participantes foram preciosos com efetiva competência e habilidade para as ações socioambientais em seus setores de trabalho”.

Participaram ainda, como colaboradores da formação, os professores Raimundo Nonato Bouth (Geografia), Marcilene Calandrine de Avelar (Biologia e Pedagogia), Patrícia da Silva Holanda (Pedagogia) e Cristiane Almeida (Biologia).

Valorização dos servidores e servidoras

O servidor Afonso Pereira, do Banco do Povo, que também atua em movimento social no distrito do Benguí (Daben), participou do curso de formação e relata os resultados de suas expectativas: “A interação com os facilitadores foi fundamental à compreensão dos temas, a dinâmica adotada ajudou na sensibilização dos participantes, e os depoimentos enriqueceram de forma mútua a relação entre servidores e ajudaram a perceber as necessidades da gestão, focadas em novos hábitos quanto aos instrumentos políticos de proteção e conservação dos recursos humanos, econômicos e ambientais”, destacou Afonso. “Estamos de parabéns, pois o curso também foi um espaço que promoveu a valorização de servidoras e servidores da Prefeitura de Belém em formação para um tema emergente na sociedade”, concluiu.

Plataforma de cursos

A Universidade Livre da Amazônia, Ulam, deve lançar uma plataforma da Prefeitura com ofertas de cursos de formação para a COP-30, que devem acontecer ao longo de 2024. As ações de cooperação devem ser aprimoradas entre Prefeitura/Ulam e instituições de pesquisa, do terceiro setor, organizações da sociedade civil, visando tanto à formação teórica, como técnica e prática, gerando certificações em várias frentes de trabalho em todos os territórios da cidade (distritos e ilhas) e para públicos diversos.

As ofertas de cursos devem ocorrer conforme a Universidade Livre da Amazônia atue na organização das demandas de servidores, bem como da população em geral e todos que demonstrem interesse em agregar informações e práticas de construção de um plano municipal de ação climática e rumo à COP-30.

Prefeitura Municipal de Belém