Feirantes e empreendedores do Ver-o-Peso iniciam aulas de Relações Internacionais

“É um novo momento na minha vida. Há três anos, eu era dona de casa, cuidava da família, dos filhos. Comecei a trabalhar no setor de restaurantes do Ver-o-Peso e hoje estou aqui, para aprender mais, com todo incentivo dos meus dois filhos”, conta a cozinheira Eliana Tavares, de 45 anos de idade.

Ela é uma das 80 feirantes e empreendedoras da maior feira livre da América Latina, que integram o curso de Relações Internacionais, ministrado pela Unama, por meio da Prefeitura de Belém, e que teve a primeira aula realizada na tarde de terça-feira, 11.

Preparação – As atividades formativas são organizadas pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e pela Universidade Livre da Amazônia (Ulam), como parte dos investimentos do executivo municipal no intuito de preparar a capital paraense para a COP-30, em aliança com o investimento na estrutura física da cidade.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, oficializou a parceria com a Unama no último dia 28 de maio, quando reafirmou: “É uma modernização do Ver-o-Peso, não só pela infraestrutura que estamos promovendo, mas, porque os feirantes vão ensinar e, ao mesmo tempo, vão aprender e incorporar informações e inovações repassadas por uma universidade muito importante, como é a Unama”.

Diplomatas da Amazônia – Coordenadora do curso de Relações Internacionais da Unama e professora da turma, Dalva Lima explica que “o foco principal é eles terem consciência de que, quem vai participar da COP-30, somos todos nós. Como maiores representantes da diplomacia da Amazônia, precisamos ter esse conhecimento de que fazemos relações internacionais, sobretudo no mercado do Ver-o-Peso, todos os dias, de várias formas”.

Ela tem uma definição bem particular para as trabalhadoras e os trabalhadores da feira e o curso vai proporcionar a eles a noção da “carga cultural que possuem, que isso, sim, é parte da identidade deles e assim são diplomatas da Amazônia; e ter percepção maior e melhor sobre sustentabilidade”.

O curso seguirá até 1º de outubro, com aulas sempre às terças e quintas-feiras, no mini-auditório do Palácio Antônio Lemos, e inclui ainda, módulo de Línguas, Gestão de Negócios e Gastronomia.

Projeção – A secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, argumenta sobre a importância do curso. “São experiências que não se resumem ao momento da COP, mas, projetam essas pessoas para a vida. Inclusive, é um projeto que está sendo desenvolvido em diversas feiras, gerando um retorno para a economia e para cidade”, descreve.

Feirantes e empreendedores do Mercado de São Brás, por exemplo, encerram o curso de Inglês na tarde desta quarta-feira, 12. Eles têm aulas ministradas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém, e logo terão novos módulos.

Erika Morhy