Nesta quinta-feira, 10, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), com organização da Secretaria Municipal de Administração (Semad), foi realizado o III Fórum de Gestão e Controle Patrimonial da Prefeitura de Belém.
Nesta terceira etapa, a atividade tratou da formação do Inventário Anual de Bens Móveis, Imóveis e de Consumo da gestão municipal, além de orientações para a formação de comissões, que irão auditar os setores de cada órgão.
De acordo com Thiago Bessa, assessor do Departamento de Recursos Materiais (Darm) da Semad, em se tratando de patrimônio público municipal, o cenário que a atual gestão encontrou “foi muito ruim”.
“Constatamos que o que era feito nesse sentido estava muito aquém da realidade, já que o sistema de gestão patrimonial estava carente de inúmeras informações. Para que se tenha uma ideia, percebemos que havia cerca de 160 imóveis cadastrados, porém só de escolas, esse número real era superior a 200”, observou Bessa.
Desde o início de 2022, a Semad criou e vem fortalecendo uma linha direta com os integrantes das comissões de inventários. Nesse sentido, inúmeras dúvidas têm sido elucidadas. Ao longo do ano, foi feita uma listagem com imóveis encontrados pela PMB em situação de abandono, imóveis que não eram contabilizados, além da correção de informações sobre todos esses bens.
O papel do inventário
Trata-se de um documento apresentado como um instrumento de caráter obrigatório na prestação de contas do município. No documento, são fornecidos subsídios para a gestão municipal planejar, avaliar e gerenciar os materiais permanentes e de consumo com mais eficiência e eficácia, atualizando os bancos de dados institucionais e contabilizando o patrimônio consolidado do município.
Ulam
É preciso salientar que atividades como os fóruns de gestão patrimonial estão ancorados à Universidade Livre da Amazônia (Ulam), uma estratégia formativa permanente direcionada às servidoras e servidores da Prefeitura de Belém.
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