Servidores da Prefeitura de Belém conhecem belezas e projetos em Cotijuba

Esta quarta-feira, 1º de dezembro, foi um dia bastante festivo e alegre para centenas de servidores municipais, que participaram da primeira Caravana nas Águas Cabanas de Belém. “Em 40 anos de serviço público, ainda não tinha participado de algo assim. Estou me sentindo valorizada”, declarou a servidora Maria José, a mais antiga funcionária da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

A Prefeitura de Belém, por meio da Semad, promoveu o passeio de barco, que fez o percurso Icoaraci/Cotijuba, com paradas para diversas atividades na ilha, que fica de frente para a baía do Guajará. 350 servidores de várias secretarias e coordenadorias prestigiaram o evento.

Para a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, é recompensador poder proporcionar esse tipo de atividade aos servidores. “É importante que eles tenham ações de lazer, trabalho, formação. Esse aqui é um projeto que envolve diversas secretarias. Esse servidor precisa ter a vivência da cidade em que ele trabalha” ressaltou a secretária.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) prestou apoio à caravana. O diretor de Mobilidade da Superintendência, Luiz Alberto, disse que a iniciativa é muito importante. “A Semob decidiu participar porque é um momento relevante para os servidores municipais. Também é uma oportunidade dos funcionários públicos de outras secretarias se conhecerem”, pontuou Luiz.

Programação – A saída do passeio ocorreu no trapiche de Icoaraci. Já em Cotijuba, os servidores foram recepcionados por um grupo de Carimbó, depois os funcionários da Fundação Escola Bosque, que cuidam do Museu Ecológico de Cotijuba, fizeram uma apresentação sobre aspectos econômicos, sociais, históricos e culturais da ilha.

Os servidores também visitaram uma família de agricultores, que plantam, colhem, limpam e armazenam a priprioca, uma uma erva aromática, típica da Amazônia e cujo óleo essencial é muito valorizado pela perfumaria e indústrias farmacêutica e cosmética.

Na ilha de Cotijuba, o grupo também conheceu uma área, onde funciona a criação de tambaqui, tilápia e pirarucu. O servidores também conheceram o plantio de priprioca das Mulheres das Ilhas de Belém (Mib).

Antes do trajeto de volta a Belém, foi servido um almoço na Praia do Forte, em Cotijuba.

Valorização do Servidor – A Caravana nas Águas Cabanas de Belém está em consonância com o Programa de Valorização do Servidor e o intuito é estimular uma relação de maior apropriação da cidade pelos servidores municipais, que, além de cuidarem muito bem de Belém, também merecem usufruir do que ela oferece de melhor. Estão programadas mais três edições da caravana para 2022.

O encontro também foi a culminância da participação dos servidores, que fizeram os cursos da Semad durante o ano.

Estiveram presentes na Caravana, a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, a coordenadora de Diversidade Sexual da Prefeitura de Belém, Jane Gama, a coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Lívia Noronha, e a agente distrital de Mosqueiro (Admos), Vanessa Egla.

A servidora da Secretaria Municipal de Economia (Secon), Magali Castro, pontuou que eventos como esse são um resgate da dignidade do servidor, que estava carente desse tipo de programação.

Carolina Boução