Projeto capacita servidoras de Belém para a criação do Sistema Municipal de Cuidados

Parceria entre Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), e a entidade das Nações Unidas para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres (ONU Mulheres), o projeto Ver-o-Cuidado, que busca fomentar políticas públicas relacionados à economia do cuidado com foco nas mulheres da cidade, realiza desde o dia 24 deste mês uma oficina com servidoras públicas municipais sobre como construir um Sistema Municipal de Cuidados na capital paraense.

“Nós acreditamos que as servidoras que são, de fato, as pessoas que vão gerir a política pública, precisam estar treinadas para serem capazes  de desenhar, implementar e monitorar políticas públicas de forma intersetorial”, explica a representante da ONU Mulheres, Virginia Gontijo.

Participam da formação cinquenta servidoras indicadas pelas diversas secretarias e coordenadorias que compõem a administração municipal, entre elas Betânia Simões, que trabalha na Secretaria Municipal de Administração (Semad). “No meu ponto de vista é superimportante iniciar esse debate da construção de uma política pública diretamente ligada à prática dos cuidados.Esse tema é muito amplo e necessário para nós, servidoras que cumprimos uma tripla jornada que passa pelo trabalho nas secretarias, com pessoas doentes, com crianças e idosos”, argumenta Betânia.

Após a formação, as servidoras públicas serão certificadas pelo programa Ver-o-Cuidado  e passam a ter o papel de multiplicadoras  do conhecimento nos seus locais de trabalho.

Economia do Cuidado

A economia do cuidado consiste em atividades remuneradas ou não, que se concretizam pela relação de dependência de um indivíduo por outro no dia a dia. Cuidar de crianças, idosos, enfermos, pessoas com deficiência ou  sem um lar, são exemplos de relações de cuidado que majoritariamente são protagonizadas por mulheres e em geral não são remuneradas, o que na maioria dos casos implica em jornada dupla de trabalho, quando envolve o trabalho formal (remunerado) e o de cuidado.

A oficina de formação sobre Economia do Cuidado para servidoras da Prefeitura de Belém segue até esta sexta-feira, 28, na sede do Banco do Povo de Belém.

Fabricio Lopes