Prefeitura de Belém investe em capacitação para gestão do processo de consignação no município

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), promoveu nesta segunda-feira, 10, o curso de Capacitação em Ferramentas Tecnológicas: Formação para Operacionalização de Sistema de Cálculo de Margem Consignável. O treinamento foi realizado por meio da Universidade Livre da Amazônia (Ulam), da Escola de Gestão Pública (EGP) e dos Departamentos de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e de Gestão de Contratos Corporativos(DGCC) da Semad.

Missão – O diretor do DGCC, Murilo Gomes, explicou que o curso tem um objetivo específico, que “é formar a equipe de consignação em relação à plataforma LogConsig, que será o novo sistema de cálculo de margem consignável da Prefeitura Municipal de Belém”.

Além disso, como objetivos secundários, o curso também promoveu a formação de backups capazes de auxiliar a equipe de consignação em momentos de alta demanda e também passar a compreensão de como o sistema funciona, conectando consignação, folha e órgãos/entidades para os representantes das secretarias da prefeitura.

Por isso, além dos servidores da Semad, foram convidados representantes dos órgãos municipais com o maior número de servidores, como a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos Municipais (Iasb), Instituto de Previdência dos Servidores (IPMB), Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa), Guarda Municipal e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

O coordenador financeiro e contábil do Iasb, Fernando Carneiro, acredita que, com a mudança da empresa prestadora desse serviço, o treinamento é fundamental.

“Esta manhã aqui foi bem produtiva, pois conhecemos mais sobre o sistema, que parece ser bem fácil de operar. Acredito que vai facilitar a vida de muitos servidores”.

Programação – O ministrante do curso foi Fábio Chaves, representante da Consilog, empresa detentora do sistema Logconsig. Durante as 4 horas de curso, Fábio Chaves falou sobre como fazer upload e download de arquivos em área segura; como cadastrar avisos para as consignatárias; como desbloquear servidores, entre outros temas necessários ao entendimento sobre o sistema.

Pela parte da tarde, o curso foi voltado apenas para as consignatárias, que são empresas que oferecem créditos para pessoas físicas e jurídicas e realizam operações junto à Prefeitura de Belém.

Para a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, esse tipo de treinamento é importante, ”para que o servidor possa operar de forma mais autônoma a informação em relação a esse serviço. Pretendemos estender esse treinamento para todas as secretarias municipais”, ressaltou a secretária.

Texto:
Carolina Boução