Comitiva de vários ministérios conhece em Belém o programa Ver-o-Cuidado, da Prefeitura e da ONU Mulheres

A comitiva interministerial, formada pelo Ministério das Mulheres, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, representantes da organização Open Society Foundations e da ONU Mulheres estão em Belém, nesta segunda, 17, e na terça-feira, 18, para conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto Ver-o-Cuidado, realizado pela Prefeitura de Belém, em parceria com a ONU Mulheres. O objetivo é implantar um piloto de Sistema Municipal de Cuidados na capital paraense.

A visita iniciou na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da ONU, na Avenida Nazaré. No espaço, se reuniram representantes de várias secretarias municipais, e apresentaram atividades desenvolvidas em suas pastas a partir do projeto Ver-o-Cuidado.

Para a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados e representante do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, é importante conhecer como o tema é desenvolvido em Belém.

“Vivemos um momento no Governo Federal com foco na construção de diálogo com a sociedade, assim como dentro do próprio governo, no sentido de construir uma Política Nacional de Cuidados para o país e como trabalhar esse tema, que é estruturante para nós, mulheres”, ressaltou Rosane.

“Então, estar em Belém para compartilhar experiências e desafios é fundamental: uma política de cooperação entre o Governo Federal e a Prefeitura é benéfico para todos”, completou.

O cuidado

O cuidado está presente no dia a dia das pessoas em sociedade. Para isso, é necessário fazer tarefas de cuidado, atividades essenciais para economia e bem-estar social. O cuidado está ligado a suprir as necessidades básicas, físicas e psicológicas da pessoa – o que inclui cuidar de crianças, idosos, preparar comida, organizar a casa, lógica de organização da semana da casa, como, por exemplo, compras do supermercado.

“Tudo diz respeito ao cuidado, que conhecemos como tarefas domésticas, mas que, na prática, as mulheres acabam sendo as principais responsáveis por elas”, aponta a gerente da área de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres, Vanessa Sampaio. “Desde a forma do cuidado não remunerado, como cuidar dos filhos e da casa, até o remunerado, como a atividade das enfermeiras, médicas e assistente social e educadoras. Ambas as atividades observamos que, na maioria das vezes, quem assume é a mulher”.

Para Vanessa, o maior desafio entre as mulheres em conciliar o trabalho de cuidado em casa e o de cuidado remunerado é “ter a autonomia econômica fortalecida”.

Projeto Ver-O-Cuidado

No projeto, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), desenvolve um projeto-piloto de um Sistema Municipal de Cuidados. Em março, mês das mulheres, em parceria com a ONU Mulheres, a Prefeitura realizou a ação “Cuidando das Manas nas Ilhas”, em Cotijuba, região das ilhas da capital paraense.

A programação contou com a oferta de diversos serviços para a população, na sede do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), com o objetivo de levar assistência e cuidado às moradoras de Cotijuba, em especial às responsáveis pelo sustento de suas famílias e que, muitas vezes, acabam sendo invisibilizadas.

“O dia de hoje é muito importante para a Prefeitura de Belém. Nosso projeto, voltado para a economia do cuidado, tem uma atuação intersetorial. A nossa intenção é articular o projeto nacionalmente, porque Belém está sendo pioneira nessa proposta e com destaque. Membros do Governo Federal vieram para observar o que estamos fazendo e estamos partilhando nossas ações”, detalhou a diretora-geral da Funpapa, Sandra Valente.

Desde quando foi iniciado o projeto, em maio de 2022, são desenvolvidas diversisas ações, entre elas: formação para servidores e servidoras públicas referentes à Economia do Cuidado e, recentemente, deu-se iníco ao processo de escuta e engajamento de representações da sociedade civil ligadas ao trabalho de cuidado.

Joyce Assunção