O que você procura?

Prefeitura realiza curso sobre o movimento da Cabanagem aos servidores municipais e comunidade

Com o propósito de agregar e ampliar o conhecimento dos servidores públicos municipais e lideranças comunitárias, a manhã deste sábado foi dedicada ao curso “A Cabanagem: Governo, Poder e Movimentos Sociais”, minstrado pelo professor da UFPA, José Alves de Souza. Ditribuído em três módulos, iniciado nó último dia 27, o curso é minstrado pelo professor da UFPA, José Alves de Souza.

Para Raimunda Negrão, conselheira da Cidade pelo Distrito Administrativo do Bengui (Daben) do Tá Selado, o curso é proveitoso por considerar que “a história da Cabanagem me move muito, em especial porque sei que é a minha história, a história do nosso estado, do nosso povo”.

A conselheira comenta sobre a importante da administração municipal fazer o resgate deste fato histórico do povo paraense. “O governo da nossa gente ao resgatar esse momento histórico de nós, amazônidas,  nos leva a refletir do quanto é importante refletir sobre o papel de liderança e sociedade, para que as novas lideranças e as que estão nesse caminho se apropriem mais dos conhecimentos repssados nesses momentos de debate”.

Parceria – O curso, realizado na Faculdade Estácio, na Governador José Malcher, é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Coordenadoria Antirracista (Coant), Universidade Livre da Amazônia (Ulan), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). 

A secretária municipal de Administração (Semad), Jurandir Novaes, informa que o curso continua até próximo sábado, 25, e visa apresentar o movimento da Cabanagem, o único no país que, de fato, levou o povo ao poder na província do Grão Pará, como possibilidade para a implementação de uma nova alternativa e de relação entre o governo e as camadas populares. “Além disso, o curso pretende estabelecer nexos entre as lutas populares por direitos de ontem e de hoje”.

Segundo ela, o curso faz parte das atividades formativas voltadas desde as atividades mais técnicas, até às específicas. “Esta é a nossa proposta, uma combinação de diferentes modalidades de curso, buscando oferecer reflexões sobre a nossa história, sobre como a sociedade paraense possa constribuir e fortalecer o nosso estado. Então, debater sobre a Cabanagem tratar na perspectiva de luta e formas de nos relacionarmos com o próprio estado”, detalha Jurandir Novaes.

A secretária também  informou que ao longo deste ano a Prefeitura vair promover cursos para tratar sobre temas como orçamento e fórum de patrimônio, além de cursos voltados a técnicos envolvidos em obras estruturantes da gestão municipal e metodologias e práticas participativas para os conselheiros do Tá Selado.

Cabanagem

A programação na sexta-feira foi encerrada com a aula inaugural do curso “A cabanagem: governo, poder e movimentos sociais”, pelo professor da UFPA José Alves de Souza Júnior.

O curso, de forma presencial e on-line, ocorre no contexto das comemorações dos 187 anos da Revolução Cabana e dos 407 anos de Belém e já conta com mais de 250 pessoas inscritas, dentre servidores, conselheiros e conselheiras do Tá Selado e lideranças comunitárias. As próximas aulas ocorrerão nos dias 11 e 25 de fevereiro, sempre de 8h às 13h, completando carga de 20 horas de aula.

Texto:

Joyce Assunção

Serviços

SEMOB – 9h às 15h – (91) 98466-1055
• procedimento para liberação de veículos
• protocolo de recursos de multa
• credencial de estacionamento (idoso e pessoas com deficiência)
• ouvidoria
• passe fácil (algumas modalidades)

SEFIN – 9h às 15h – (91) 98429-0855 – CPRC – (91) 98415-4587 (Ouvidoria)
• cadastramento de imóveis
• legalização de empresas
• regularização de dívidas, iss, tlpl, iptu, alvara e taxas

JUNTA MILITAR – 9h às 13h – Email para contato: jsm28126@gmail.com
• alistamento
• situação militar
• emissão de carteira de reservista e segunda via

PORTAL DO TRABALHADOR – 9h às 15h
• emissão de carteira profissional de trabalho
• entrada seguro desemprego

Endereço: Parque Shopping (Av. Augusto Montenegro, 4300 – Parque Verde, Belém – PA, 66635-110).